Início > GRC, Segurança da Informação > Vazamento de informações na COP-15

Vazamento de informações na COP-15

O vazamento de um documento informal, que foi noticiado em todo o mundo, causou desconforto em Copenhague nesta semana. O documento prevê “metas de corte de emissões dos países ricos de 80% até 2050. Mas também estipula metas obrigatórias para os países em desenvolvimento.”, diz a notícia da BBC.

A BBC diz ainda que “depois que uma cópia chegou ao jornal britânico The Guardian, que publicou o texto na íntegra, além de detalhes com negociadores dos outros países que estariam por trás da proposta, Estados Unidos e Grã-Bretanha, os ânimos se acirraram.

Para muitos, a existência de um documento, ainda que informal, antes das negociações de Copenhague é prova de que os países menores estão sendo alienados do processo.”

Depois de muitos desmentidos e controle de danos, os jornais informam que ainda não há muita coisa definida. Tudo indica que nesta sexta deve sair o primeiro esboço do texto do acordo, já que os ministros começam a chegar no fim de semana.

Resumindo: a situação já não era fácil. No fundo, todos querem (ou pelo menos dizem que querem) reduzir o aquecimento do planeta. O único problema é quem vai pagar a conta dessa brincadeira. Poucos querem assumir metas e colocar a mão no bolso. Aqueles que mais poluem, que mais usam energia suja, não querem se comprometer com números. Os números dos investimentos necessários para fazer o controle de danos ao planeta já estão na casa dos bilhões. Para complicar mais ainda, vaza um documento formatado por países ricos querendo impor metas aos países em desenvolvimento.

O resultado foi esse: um encontro importantíssimo, que demora a acontecer, onde é difícil chegar em acordos, precisou consumir tempo dos representantes das nações para explicar o inexplicável. Agora é seguir adiante e torcer para que o encontro chegue a algum lugar.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: