Início > GRC, Negócios > O fantasma do apagão elétrico

O fantasma do apagão elétrico

O G1 noticiou nesta quinta-feira um registro de incidente no site do ONS, indicando que novamente ocorreu uma falha nas linhas de transmissão da região de Itaberá (SP), que originou o apagão de novembro.

De acordo com o Boletim Diário da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha que ocorreu na quarta-feira (16), não afetou a transmissão de energia porque das três linhas de transmissão que foram desligadas, uma foi religada automaticamente.

Ainda segundo o ONS, “havia forte incidência de descargas atmosféricas” e se passaram 11 minutos entre o desligamento das linhas e a solução do problema. O ONS informou ainda que o incidente será investigado pelo próprio órgão e por Furnas.

Comentário meu: é importante descobrir a causa do incidente para evitar que volte a acontecer. Já falamos disso no post Gestão de incidentes, integração e o ‘Risco Apagão’. Falhas podem acontecer em qualquer sistema e é importante corrigir as falhas em tempo de evitar novos incidentes. Melhor ainda seria um trabalho prévio para evitar que acontecesse da primeira vez. Enquanto o motivo não for identificado contaremos com a sorte. Afinal, se não se sabe o que está acontecendo não é possível afirmar com certeza que o mecanismo de segurança do sistema funcionou corretamente. É normal passarmos por um período de insegurança agora e somente o esclarecimento do incidente trará tranquilidade novamente.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: