Início > Segurança da Informação, Tecnologia > Golpe: Componente de segurança BB

Golpe: Componente de segurança BB

A dica é da Estela, leitora do Administrando Riscos.

O e-mail recebido contém apenas a imagem abaixo (clique nela para ampliar). Apesar de o remetente constar como sendo seguranca@bb.com.br, é fácil perceber o golpe. Quando colocamos o cursor do mouse em qualquer parte de imagem (não apenas no botão azul “Clique e saiba mais”), o navegador indica na parte inferior da janela o link para onde um clique com o botão esquerdo irá nos levar. Destaquei o link dentro da imagem, em vermelho. Além de ser um site da Alemanha (.de), o link termina com um arquivo executável (Componente_Seguranca.exe) que é uma das maiores características de trojans (programas maliciosos criados para roubar informações de usuários desavisados). Bancos não pedem para seus clientes baixarem e instalarem arquivos executáveis. Na dúvida, verifique com o banco através da Internet ou telefone. Os links no rodapé (parte azul escuro) da imagem sequer funcionam, já que tudo é uma imagem só, e não um e-mail com conteúdo HTML.

Para evitar esses golpes verifique com frequência o site do seu banco e fique atento aos alertas. Para acessar o site do banco nunca clique em qualquer link de e-mail ou de qualquer site na Internet. Sempre (eu disse SEMPRE) digite o endereço completo do site. Essa é a melhor maneira de evitar ser redirecionado para um site falso, que roubou a identidade visual do site do banco. Além disso, confira sempre o destino do link ou imagem na parte inferior do navegador, antes de clicar. Se você não for cliente do banco em questão, fica mais fácil ainda.

Detalhe: e-mails falsos costumam ter algum tipo de erro de digitação ou de ortografia mesmo. Nesse caso, o termo “Auto-Atendimento” aparece escrito dessa forma no fundo amarelo. Logo abaixo aparece escrito como “Auto atendimento”. Erros de escrita e formatação são outras características de sites e e-mail falsos, mas não as únicas. Portanto, mesmo que não haja nenhum erro, desconfie.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: