Início > GRC > Japão alertou usinas nucleares em 2008

Japão alertou usinas nucleares em 2008

A IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) alertou o Japão em dezembro de 2008, em reunião do grupo Nuclear Safety and Security do G8, em Tokyo, sobre o risco de usinas nucleares não estarem preparadas para grandes terremotos. O alerta informava que as usinas possuíam controles de segurança desatualizados e que somente suportariam tremores de magnitude 7.0 e não de 9.0 como ocorreu no dia 11 de março.

É possível que uma decisão executiva tenha tomado o lugar de uma decisão técnica, ou que os controles de segurança não tenham sido implantados em tempo. É também possível que nem todas as ameaças tenham sido consideradas, já que os reatores (parcialmente) resistiram aos terremotos e ao tsunami, mas ficaram sem refrigeração devido à entrada de água na infraestrutura.

De qualquer forma, a próxima avaliação da IAEA será muito importante para definir o que pode ser feito no Japão e também para guiar outros países, incluindo aí o Reino Unido, que planejam grandes expansões na geração de energia a partir de usinas nucleares.

De acordo com a matéria do jornal inglês The Telegraph, telegramas da Embaixada americana vazados pelo WikiLeaks demonstram que o especialista da IAEA explicou que os controles de segurança sísmica só foram atualizados 3 vezes em 35 anos.

Geralmente encontramos “especialistas” que falam o óbvio depois do acontecido, algo que deveria ou não poderia ter sido feito. Neste caso, o especialista lançou o alerta antes. Resta saber ainda se as medidas que o governo japonês informou ter implantado após o alerta seriam suficientes ou se este caso foi realmente uma fatalidade. O Japão é o terceiro maior usuário de energia nuclear com 53 reatores.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: